História


A ASCOPP- Associação Comunitária de Padre Paraiso foi fundada em 1989 e está localizada no baixo Jequitinhonha. É uma ONG sem fins lucrativos, apolítica que atua na área da educação, saúde e cultura. No ano de 2009 a ASCOPP estendeu seu atendimento para 03 munícipios do Vale do Mucuri sendo eles: Itaipé, Catují e Caraí.


O atendimento dessa organização nos municípios se divide em 80% de famílias moradoras na zona urbana em bairros populosos e periféricos e 30% de famílias na zona rural em comunidades pequenas


Para minimizar essa situação e com essa organização já formada foi doado pelo prefeito da época, uma grande fazenda que serviria para construção da sede e para construção de casas para os desabrigados.


A ASCOPP nasceu em 1989, criada pelo Senhor Valmir Silva Costa que residia em Virgem da Lapa, e era presidente voluntário de uma ONG naquela cidade, mas que estava sempre presente porque tinha negócios na cidade de Padre Paraiso. Por uma ocasião de situação de calamidade publica por que na época choveu muito e por muito tempo houve muitos desabamentos, muitas famílias desabrigadas. Foi então que o Senhor Walmir Silva Costa Já conhecendo os benefícios que uma ONG poderia trazer, mobilizou e sugestionou a população a participar, constituir e formar esta organização, Com a organização já formada, foi doado pelo prefeito da época, uma grande fazenda que serviria para construção da sua sede e de casas para os desabrigados.


Desta forma muitas casas foram construídas em forma de mutirão junto com a comunidade e sob a coordenação da ASCOPP. Essa fazenda se transformou no bairro em que estamos hoje localizados: Bairro Pantanal.


Deste então muitas mudanças aconteceram, a parceria Com o Fundo Cristão, a doação de mais um terreno no bairro Bela Vista o aumento das atividades e das famílias. Muitas Vidas Transformadas e finalmente em 2009 a possível extensão de atendimento ate o Vale do Mucuri


Missão


Proporcionar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, através de programas de formação pessoal e assistência às famílias, tendo como valores a comunidade, a sustentabilidade e o bem-estar das crianças.


Visão


Ser reconhecida por sua atuação comunitária e ser referencia pela excelência na execução de programas sociais.


Quem atendemos


As famílias atendidas pela ascopp são moradoras nos munícipios de Itaipe, Catují, Padre Paraiso e Caraí. A maior característica das famílias é a baixa renda per-capita e com isso a baixa qualidade de vida.


Como atendemos


As famílias/crianças são atendidas a partir do processo de inscrição, O atendimento se dá através da participação dos mesmos em projetos sociais executados por essa organização. Todos os projetos visam o empoderamento comunitário e a criação de vínculos afetivos


Porque fazemos


Acreditamos na mudança da qualidade da vida das famílias inscritas através da mobilização e sensibilização e envolvimento social aliado a um processo de formação educativo.